Cobrança & Inadimplência

O que é inadimplência e como a Efí te ajuda a reduzir esse problema?

Criado em 29 de out. de 2021

(Atualizado em 8 de mai. de 2024)

Você sabia que cerca de 71,95 milhões de brasileiros em situação de inadimplência? É o que aponta o Mapa da Inadimplência no Brasil, divulgado pela Serasa. A verdade é que a inadimplência é um obstáculo para prestadores de serviços e donos de negócio.

Assim como você, a gente entende que a inadimplência é um assunto sério. Por isso, além de oferecer diferentes formas de pagamento para o seu negócio, a Efí possui também dezenas de ferramentas que ajudam a reduzir esse problema. 

Prepare-se para anotar tudo e conte com a gente nessa missão!

O que é inadimplência e quais são os riscos para empresas prestadoras de serviço?

ps: A Gerencianet evoluiu e agora se chama Efí Bank

Em resumo, inadimplência é a falta de cumprimento de uma obrigação financeira. É quando o seu cliente atrasa ou não efetua o pagamento de uma dívida até a data de vencimento e ela fica em aberto.

Quem lida diretamente com as finanças do negócio pode afirmar o quão prejudicial é a inadimplência — principalmente quando o número de clientes inadimplentes é muito alto. Pode provocar tanto a falta de previsibilidade quanto levar a empresa à falência.

Mas, para além da saúde financeira, outros elementos de um negócio também podem ficar fragilizados, por exemplo, o relacionamento com os clientes

Confira abaixo os principais perigos do atraso ou falta de pagamento.

1. Quebra do fluxo de caixa

De forma resumida, o fluxo de caixa é o movimento de entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa. É um importante recurso para verificar se o seu negócio está pronto para realizar novos investimentos.

Fato é que a incerteza sobre os pagamentos e a falta de previsibilidade acabam minando a segurança necessária para realizar investimentos. 

2. Dificuldades para arcar com custos de operação

Entendendo o que é inadimplência, fica muito claro que esse problema desorganiza totalmente as suas contas, concorda?

Com o orçamento comprometido, aumenta-se o risco de ter dificuldade de pagar as despesas do seu negócio, bem como arcar com os custos de operação. Além disso, pode provocar cortes na folha de colaboradores e barrar a expansão do seu negócio.

3. Desgaste na relação com os clientes

Mesmo sendo um assunto crítico para as empresas, é preciso ter todo o cuidado para lidar e abordar clientes inadimplentes. Uma cobrança mal feita pode provocar um desgaste na relação e, inclusive, reduzir as chances do cliente fazer o pagamento de forma amigável.

Além disso, sua empresa não pode, de maneira alguma, ser abusiva ou ferir a dignidade dos clientes. Isso vai contra os direitos do consumidor. 

Então…

Como lidar com clientes inadimplentes?

O primeiro passo para lidar com a inadimplência é entender os motivos do atraso

Antes de agir impulsivamente e realizar a cobrança de maneira grosseira, avalie o perfil do cliente e desenhe a melhor maneira de abordá-lo.

Pense em como você pode tornar esse processo mais amigável. Uma dica é perguntar se o cliente recebeu o e-mail com o boleto ou solicitar que ele mande o comprovante, informando que o pagamento ainda não foi identificado.

Também é interessante oferecer outros meios de pagamento, como cobrança por cartão de crédito com Link de Pagamento ou até novas condições para que o cliente consiga quitar sua dívida.

Lembre-se: tomar ações como essas podem te ajudar a recuperar os valores e evitar problemas maiores, como a necessidade de tratar isso judicialmente.

VEJA TAMBÉM: Pagamento atrasado? Veja 5 dicas para lidar com um cliente inadimplente.

Como a Efí Bank te ajuda a reduzir a inadimplência

A Efí Empresas é a conta PJ da Efí Bank, com soluções completas de cobranças e todos os recursos necessários para administrar suas finanças. Inclusive, possui ferramentas únicas para ajudar a manter a sua boa saúde financeira.

Abaixo, listamos algumas dessas ferramentas que ajudam os nossos mais de 400 mil clientes diariamente. Preste bastante atenção para conhecer todas elas e aprender como usar!

1. Configuração de juros, multa e descontos para boletos e carnês

Tela de configuração de juros e multa nos boletos

Essa solução você, provavelmente, já conhece e usa. Mas é sempre bom lembrar que essa funcionalidade é um recurso poderoso para reduzir a inadimplência.

Isso porque, ao configurar juros e multa, os clientes já têm em mente que, caso atrasem o pagamento, terão que lidar com um custo adicional à sua dívida. 

Somado a possibilidade de oferecer descontos para pagamentos antecipados, você incentiva que os pagamentos sejam feitos no dia ou até antes da data de vencimento.

+ Como cobrar juros e multas nos boletos e carnês?

2. Bolix — boletos com QR Code Pix

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É possível emitir boletos híbridos na Efí: boletos com o código de barras tradicional + QR Code Pix.

O Pix é um meio de pagamento instantâneo que funciona 24 horas, todos os dias do ano. Além disso, é super prático e precisa apenas de um smartphone conectado à uma conta bancária e com acesso à internet para funcionar.

Com o Bolix, é possível configurar juros, multa e descontos também para o pagamento via Pix — e acaba funcionando como o tópico acima. Com isso, você consegue ter até 30 recebimentos gratuitos, via app, e em tempo real.

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3. Lembrete de cobrança via e-mail

Com a Efí, você pode configurar uma régua de cobrança que envia, de forma automatizada, e-mails para seus clientes em determinadas situações — uma delas é a inadimplência.

Esse e-mail é ideal para lembrar o seu cliente sobre a data de vencimento ou informar que uma cobrança está em aberto.

Com apenas um clique, é possível programar essa sequência de disparos: 

  • e-mail automático para o cliente após emissão de cobrança;
  • e-mail automático 5 dias antes do vencimento;
  • e-mail automático ao identificar uma inadimplência;
  • e-mail automático de confirmação de pagamento manual;
  • e-mail automático de cancelamento de cobrança, assinatura e carnê.

+ Régua de cobrança: por que essa ferramenta ajuda a reduzir a inadimplência?

4. Automatizar envio de cobranças via Assinaturas

Se você trabalha com um serviço recorrente, como um escritório de contabilidade, curso de idioma ou agência digital, as Assinaturas são ideais para você — e perfeitas para reduzir a inadimplência.

Isso porque a solução de Assinaturas realiza a cobrança, a depender do plano, diretamente no cartão de crédito do cliente ou envia boletos automaticamente, de acordo com a data de vencimento.

Dessa forma, você sabe que a cobrança será emitida e o seu cliente sabe que terá que lidar com ela periodicamente.

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5. Dashboard e relatórios de cobranças

Ao acessar o app ou plataforma web da Efí, é possível ter uma visão geral de todas as atividades: valor recebido, valor debitado, a receber, cobrança inadimplente e muito mais. Assim, logo de cara, é possível identificar o problema.

Além disso, no menu Receber (Cobranças) > Visão Geral, é possível visualizar todas as cobranças que ainda estão com pagamento pendente clicando no gráfico “Inadimplentes”. Você também pode gerar um relatório expresso com filtros para verificar inadimplentes de determinados grupos ou tipos de cobranças.

Com essas informações em mãos, você tem o controle dos seus recebimentos e pode se programar para solucionar possíveis problemas de inadimplência.

+ Como visualizar as minhas cobranças com pagamento pendente? 

6. Envio da cobrança por diversos canais

Quando você emite um boleto na Efí, é possível enviar automaticamente para o e-mail cadastrado do cliente. Mas, além disso, existem diversas maneiras de compartilhá-la. Você pode gerar um PDF e imprimir ou enviar por e-mail, SMS, WhatsApp, Messenger ou qualquer canais de comunicação.

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7. Protesto de cobrança

Todos os boletos da Efí são registrados. Isso quer dizer que os seus clientes podem pagá-los mesmo após o vencimento em qualquer lotérica, banco, app ou internet banking. Isso também significa que você não precisa mais desperdiçar seu tempo emitindo 2ª via dos boletos para seus clientes.

Mas, apesar disso tudo, eles não são protestados automaticamente em caso de inadimplência. Caso você não consiga solucionar de forma amigável, é possível protestar a dívida em cartório.

+ Como protestar um boleto inadimplente emitido pela Efí?

Case de sucesso: como a Superar Centro Profissionalizante reduziu, em 6 meses, 75% da taxa de inadimplência

Falamos, ao longo do texto, sobre diversas ferramentas que podem te ajudar a reduzir a inadimplência. Mas, para fechar com chave de ouro, que tal conferir um case de sucesso?

A Lucimara Mendonça, CEO da Superar Centro Profissionalizante na época, nos contou como a possibilidade de configurar juros, multa e descontos nos nossos boletos parcelados os conhecidos carnês foi essencial para reduzir a taxa de inadimplência do negócio em 75%, revertendo o cenário de 40% de taxa de inadimplência para 10%. Demais, né? Confira o case de sucesso completo aqui.

Então, quer ter resultados semelhantes no seu negócio? Abra sua conta PJ grátis baixando o app para Android ou iOS. Se você já é cliente, conte com a gente para superar esse desafio!

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